SOU e ESTOU...

SOU e ESTOU... Administrador, com CRA/PE 5379; Especialista em Gerência Empresarial - UNIVERSO/RJ; Consultor Contábil Financeiro UFPR/INDICARE; Consultor de Negócios; Perito Judicial e Extra Judicial; Prof. na Fundação Bradesco - FADURPE/UFRPE (Gestão Agropecuária e Agroindustrial, Empreendedorismo, Sustentabilidade e Administração Rural); Prof. de Espanhol; Palestrante e estudioso do Empreendedorismo, Associativismo e Cooperativismo, voltado para o DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

O SER...

Ser sábio é

Seguir os conselhos de Talmude. Ele enumera sete qualidades que identificam o mestre. O sábio é sábio porque:

  1. Não diz em primeiro lugar sua opinião quando está na presença de pessoas mais importante.
  2. Nunca interrompe quem fala.
  3. Não responde fora de hora nem sem reflexão.
  4. Formula perguntas e respostas cabíveis ao caso.
  5. Discute os assuntos pela ordem e um só de cada vez.
  6. Admite a ignorância quando desconhece um tema.
  7. Reconhece o erro quando erra.

Essa vale para o nosso GOVERNO: Ser concreto é...

...seguir o exemplo de Franklin Roosevelt. Um assessor queria fazer bonito. Apresentou-lhe esta frase num discurso: “Esforçar-nos-emos para criar uma sociedade mais inclusiva”. O presidente americano leu em voz alta. Achou-a pretensiosa e oca. Substitui-a por “Vamos construir um país em que ninguém fique de fora”. Que tal?

(extraído do Diário de Pernambuco, dia 20/04/2008, Caderno C)

domingo, 11 de maio de 2008

Administrar é para Administradores?

Adm. Marcelo Gonçalves (CRA/BA - 9496)

Administrar é para Administradores?

Pessoal,

Mesmo com uma legislação que responde a essa questão, observo opiniões diversas quanto ao tema e por isso gostaria de discuti-lo e saber a visão / opinião de vocês em relação ao assunto.

Segundo Weyrauch (2004), "a primeira condição para ser um ADMINISTRADOR é ser formado em administração". Em relação à prática administrativa, ele afirma: "Ninguém administra tanto quanto uma dona de casa, mas daí a afirmar que depois de anos de experiência ela se torna uma administradora é tão absurdo quanto dizer que um mestre de obras que constrói algumas casas, terá igual sucesso construindo um edifício. Um índio ou um caboclo, por melhor que conheça o poder curativo das plantas, jamais será um médico [...] por mais experiência que um engenheiro possa ter, ou fazer crer que tem, jamais saberá tudo que sabe um bom administrador formado." E ainda: "Todas as profissões são protegidas, inclusive a engenharia, o direito, a economia e muitas outras que, por falta de mercado, exilam seus bacharéis para a administração [...] um segundo grupo é integrado por profissionais de outras áreas que utilizam os MBA`s, especializações, mestrados, ou qualquer curso rápido, em administração, para "lavagem" de diploma [...] para proteger a administração[...] basta que se aplique a lei. Ela existe e é muito clara."

Para Fábio Zugman (2005), "a discussão de restringir a prática, em qualquer domínio [...] deixa de levar em conta [...] o risco de se engessar e impedir que inovações aconteçam". Na sua visão, o mercado naturalmente impede a ação de maus profissionais, uma vez que "filtra o que há de ruim e recompensa o que há de bom". Para ele, "Do engenheiro que resolve abrir uma lanchonete ao médico transformado em ministro da economia, é exatamente a multiciplidade de visões e experiências que torna tão rica e instigante a vida empresarial".

E então o que você acha disso tudo?
Textos na íntegra: http://www.administradores.com.br/busca/&stex1=weyrauch