SOU e ESTOU...

SOU e ESTOU... Administrador, com CRA/PE 5379; Especialista em Gerência Empresarial - UNIVERSO/RJ; Consultor Contábil Financeiro UFPR/INDICARE; Consultor de Negócios; Perito Judicial e Extra Judicial; Prof. na Fundação Bradesco - FADURPE/UFRPE (Gestão Agropecuária e Agroindustrial, Empreendedorismo, Sustentabilidade e Administração Rural); Prof. de Espanhol; Palestrante e estudioso do Empreendedorismo, Associativismo e Cooperativismo, voltado para o DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL.

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Manual do Guerreiro da Luz (By Paulo Coelho) 19


Manual
do
Guerreiro da Luz

(1997 by Paulo Coelho. Ed. Objetiva Ltda.ª.  Editoração Eletrônica: A.P. Editora.).

Um guerreiro responsável foi capaz de observar e treinar. Foi inclusive, capaz de ser “irresponsável”: às vezes deixou-se levar pela situação e não respondeu, nem reagiu.  
        (SEGUE o 19)  
            Mas aprendeu as lições; tomou uma atitude, ouviu um conselho, teve a humildade de aceitar ajuda.
            Um guerreiro responsável não é o que coloca sobre seus ombros o peso do mundo; é aquele que aprendeu a lidar com os desafios do instante.
Um guerreiro da luz nem sempre pode escolher o seu campo de batalha.
Às vezes é colhido de surpresa, no meio de combates que não desejava; mas não adianta fugir, porque estes combates o seguirão.
Então, no momento em que o conflito é quase inevitável, o guerreiro conversa com seu adversário.  Sem demonstrar medo ou covardia, procura saber por que o outro quer a luta; que coisas o fizeram sair de sua aldeia e procura-lo para um duelo. Sem desembainhar a espada, o guerreiro o convence que aquele combate não é seu.
Um guerreiro da luz escuta o que seu adversário tem a dizer. Só luta, se for necessário.
O guerreiro da luz fica apavorado diante de decisões importantes.
“Isto é grande mais para você”, diz um amigo. “Vá em frente, tenha coragem”, diz outro.  E suas dúvidas aumentam.
Depois de alguns dias de angustia, ele recolhe-se ao canto de sua tenda, onde costuma sentar-se para meditar e orar. Vê a si mesmo o futuro. Vê as pessoas que serão beneficiadas e prejudicadas por sua atitude.  Não quer causar sofrimentos inúteis, mas tampouco quer abandonar o caminho.
O guerreiro então deixa que a decisão se manifeste.
Se for preciso dizer sim, ele dirá com coragem. Se for preciso dizer não, ele dirá sem covardia.
Um guerreiro da luz assume por inteiro sua Lenda Pessoal.
Seus companheiros comentam: “sua fé é admirável”.
O guerreiro fica orgulhoso por alguns momentos e, logo, envergonha-se do que escutou, porque não tem a fé que demonstra.
Neste momento seu ajo sussurra: “você é apenas um instrumento da luz. Não há motivos para se vangloriar, nem para sentir-se culpado; há motivo apenas para a alegria”.
E o guerreiro da luz, consciente de que é um instrumento, fica mais tranquilo e seguro.
“Hitler pode ter perdido a guerra no campo de batalha, mas terminou ganhando algo”, diz M.Halter. “Porque o homem do século XX criou o campo de concentração e ressuscitou a tortura, ensinou aos semelhantes que é possível fechar os olhos para as desgraças dos outros.”
Talvez ele tenha razão: existem crianças abandonadas, civis massacrados, inocentes nos cárceres, velhos solitários, bêbados na sarjeta, loucos no poder.
Mas talvez ele não tenha nenhuma razão: existem os guerreiros da luz.
E os guerreiros da luz jamais aceitam o que é inaceitável.
O guerreiro da luz nunca esquece o velho ditado: o bom cabrito não berra.
   (SEGUE para o 20)

5 ATITUDES em SALA de AULA

5 ATITUDES que valorizam a troca de emoções em sala de aula

"O que  diferencia as pessoas extraordinárias das comuns: amor, humor e
inteligência." (Marcio Kühne)  


             AS DIFICULDADES em manter a atenção e a concentração dos alunos são uma constante no cotidiano do professor. Ainda mais quando não há uma troca de emoções em sala de aula entre estudante e docente. A comunicação durante uma aula vai muito além da habitual transmissão de conteúdos específicos:
1. Observar sem julgar - Observar como os alunos se comportam – por meio dos gestos, timbre da voz, temperamento e forma de andar – sem julgá-los é importante para que se desenvolva as habilidades físicas de observação: olhos, ouvidos e empatia.
2. Praticar a auto observação - Perceber suas próprias emoções é fundamental para saber como são
suas respostas emocionais. Às vezes nos sentimos sem recursos para dominar a indisciplina na sala de aula. Se prestar atenção e observar os fenômenos físicos que acontecem nos momentos de indisciplina na sala, terá a chance de ir mudando esse comportamento.
3. Procurar espelhar o nível energético do aluno - É necessário desenvolver a capacidade de perceber o ritmo biológico e energético do aluno e atuar na mesma velocidade dele. Com alunos eufóricos, deve-se falar rápido e com gesticulação. Já com alunos melancólicos, devagar e com pouco movimento nas mãos.
4. Ler sobre Psicologia - É essencial ter conhecimento sobre a Psicologia, principalmente, nas áreas de Psicologia Comportamental e Psicologia Cognitiva.
5. Ler sobre Neurociência - É importante ter o conhecimento de que ao receber um estímulo, o
cérebro responde na forma de reações químicas. Essas reações consistem na liberação de substâncias no cérebro que irão gerar algumas ações físico comportamentais específicas.

Quando a turma não está correspondendo às expectativas, vale pensar: será que é o conteúdo ou é a forma como estou conduzindo a aula?
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