Por Marta Salomon / BRASÍLIA, estadao.com.br, Atualizado: 2/12/2010 1:09
Governo decide asfaltar a BR-319 na Amazônia
Travessia do Rio Madeira, em Porto Velho (RO) - BR-319
A mais polêmica das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na Amazônia - o asfaltamento da BR-319, rodovia que liga Porto Velho (RO) a Manaus (AM) - ganhou aval de um decreto assinado ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com estratégia para a ocupação do território e uso de recursos naturais da Amazônia. A obra fica numa área preservada da floresta e teve o licenciamento negado nos dois últimos anos. 'A BR-319 é uma decisão tomada sem abrir mão das salvaguardas ambientais', disse Roberto Vizentin, diretor de Zoneamento Territorial do Ministério do Meio Ambiental. O macro-zoneamento econômico ecológico da Amazônia foi objeto de debate por mais de 20 anos e negociado com os Estados da região e 16 ministérios. O resultado define parcela de 34% da região como 'coração' da floresta, que deve ser preservada, sem o veto a atividades produtivas. O documento prevê a 'blindagem flexível' dessa parte da Amazônia e indica a criação de vilas agroindustriais para processar produtos da floresta.
Parte da estratégia para frear a ação das motosserras está concentrada na criação de novas Unidades de Conservação. O governo Lulacriou 25 milhões de hectares de áreas protegidas e está prevista a criação de 6 milhões de hectares.
ESSE NOSSO BRASIL É LINDO… SEEELLVA!
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