"O que diferencia as pessoas extraordinárias das comuns: amor, humor e
inteligência." (Marcio Kühne)
AS DIFICULDADES em manter a atenção e a concentração dos alunos são uma constante no cotidiano do professor. Ainda mais quando não há uma troca de emoções em sala de aula entre estudante e docente. A comunicação durante uma aula vai muito além da habitual transmissão de conteúdos específicos:
1. Observar sem julgar - Observar como os alunos se comportam – por meio dos gestos, timbre da voz, temperamento e forma de andar – sem julgá-los é importante para que se desenvolva as habilidades físicas de observação: olhos, ouvidos e empatia.
2. Praticar a auto observação - Perceber suas próprias emoções é fundamental para saber como são
suas respostas emocionais. Às vezes nos sentimos sem recursos para dominar a indisciplina na sala de aula. Se prestar atenção e observar os fenômenos físicos que acontecem nos momentos de indisciplina na sala, terá a chance de ir mudando esse comportamento.
3. Procurar espelhar o nível energético do aluno - É necessário desenvolver a capacidade de perceber o ritmo biológico e energético do aluno e atuar na mesma velocidade dele. Com alunos eufóricos, deve-se falar rápido e com gesticulação. Já com alunos melancólicos, devagar e com pouco movimento nas mãos.
4. Ler sobre Psicologia - É essencial ter conhecimento sobre a Psicologia, principalmente, nas áreas de Psicologia Comportamental e Psicologia Cognitiva.
5. Ler sobre Neurociência - É importante ter o conhecimento de que ao receber um estímulo, o
cérebro responde na forma de reações químicas. Essas reações consistem na liberação de substâncias no cérebro que irão gerar algumas ações físico comportamentais específicas.
Quando a turma não está correspondendo às expectativas, vale pensar: será que é o conteúdo ou é a forma como estou conduzindo a aula?
1. Observar sem julgar - Observar como os alunos se comportam – por meio dos gestos, timbre da voz, temperamento e forma de andar – sem julgá-los é importante para que se desenvolva as habilidades físicas de observação: olhos, ouvidos e empatia.
2. Praticar a auto observação - Perceber suas próprias emoções é fundamental para saber como são
suas respostas emocionais. Às vezes nos sentimos sem recursos para dominar a indisciplina na sala de aula. Se prestar atenção e observar os fenômenos físicos que acontecem nos momentos de indisciplina na sala, terá a chance de ir mudando esse comportamento.
3. Procurar espelhar o nível energético do aluno - É necessário desenvolver a capacidade de perceber o ritmo biológico e energético do aluno e atuar na mesma velocidade dele. Com alunos eufóricos, deve-se falar rápido e com gesticulação. Já com alunos melancólicos, devagar e com pouco movimento nas mãos.
4. Ler sobre Psicologia - É essencial ter conhecimento sobre a Psicologia, principalmente, nas áreas de Psicologia Comportamental e Psicologia Cognitiva.
5. Ler sobre Neurociência - É importante ter o conhecimento de que ao receber um estímulo, o
cérebro responde na forma de reações químicas. Essas reações consistem na liberação de substâncias no cérebro que irão gerar algumas ações físico comportamentais específicas.
Quando a turma não está correspondendo às expectativas, vale pensar: será que é o conteúdo ou é a forma como estou conduzindo a aula?
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